Destaque

Items filtered by date: Quinta, 02 Outubro 2014

A Polícia Civil de Goiás recebeu, nesta quinta-feira, mais 30 novas viaturas, tipo SUV, modelo Tucson, que serão utilizadas pelos grupos especializados. A frota é parte dos 560 novos veículos já entregues para a instituição, a maior parte para o interior do Estado, pelo delegado geral da Polícia Civil João Carlos Gorski, e pelo secretário da Segurança Pública de Goiás, Joaquim Mesquita.

O lote entregue nesta quinta-feira é composto de 139 veículos e beneficiará os grupos especiais da PCGO e também a Patrulha Rural. A Secretaria da Segurança Pública de Goiás conclui nesta semana a entrega das 2.141 novas viaturas para a Polícia Civil, Polícia Militar, Política Técnico-Científica e Secretaria da Administração Penitenciária e Justiça.

No mesmo evento, foram repassados nove veículos para a Superintendência de Política Técnico-Científica (SPTC), que serão usados na remoção de corpos. Cinco deles com tração 4 x 4, para uso em terrenos de difícil acesso. Segundo o secretário da Segurança Pública de Goiás, Joaquim Mesquita, a atualização da frota diminui as carências da Polícia Civil de Goiás. “Sabemos que ainda há muito a melhorar, mas é inegável que estamos avançando e hoje a Polícia Civil tem condições de prestar um bom serviço”, afirmou.

O delegado geral João Carlos Gorski reforçou as palavras do secretário. “Com certeza vamos entregar a Polícia Civil melhor do que quando recebemos”, disse. Além das viaturas, Gorski ressaltou outros investimentos na PCGO, como a realização de concurso público, construção da Academia e o programa Dinheiro Direto nos Quartéis e Delegacias, que disponibilizou R$ 4 milhões para obras de reforma. “Em muitas unidades as reforças já começaram”, disse.

Durante o evento, o secretário Joaquim Mesquita afirmou, ainda, que a Procuradoria-Geral do Estado estuda a possibilidade jurídica da convocação de excedentes do último concurso. Caso o entendimento seja pela legalidade, aproximadamente 400 aprovados no último pleito poderão ser chamados.

Essa é a terceira renovação completa da frota das forças de segurança desde 2011. O contrato de locação com quatro empresas é de R$ 110 milhões. O valor inclui a tecnologia embarcada, como rastreadores GPS e rádio, além de equipamentos como giroflex. Além disso, em caso de avaria, as empresas responsáveis têm 24 horas para substituir o veículo. Dessa forma, os serviços prestados à população não correm risco de sofrer interrupção.

Texto: Assessoria de Imprensa da Polícia Civil (com Ascom SSP)
Foto: Polícia Civil

 

Published in Estado

O Secretário de Segurança Pública e o Comandante-Geral da Polícia Militar do Estado de Goiás confirmaram presença no evento, que acontecerá a partir das 8h da manhã

 

A prefeitura de Caldas Novas e o Governo de Goiás realizam nesta sexta-feira, 3 de outubro, a entrega de 20 novas viaturas para o 26º Batalhão da Polícia Militar, que é responsável pelo policiamento de seis cidades na Região das Águas Quentes.

O Secretário Estadual de Segurança Pública, Joaquim Mesquita, e o Comandante-Geral da Polícia Militar, Coronel Sílvio Benedito Alves, confirmaram presença no evento cívico-militar para entregar novas viaturas para as equipes de patrulhamento tático, serviço de inteligência, e policiamento ostensivo.

De acordo com o prefeito de Caldas Novas, Evandro Magal (PP), a chegada de novas viaturas é a garantia de mais segurança para a população. “Nós temos acompanhado o trabalho da Polícia Militar, que tem combatido com firmeza a criminalidade, graças ao forte apoio que vem recebendo da Secretaria de Segurança Pública e do Governo de Goiás. O resultado desse trabalho é a redução dos índices de violência em nosso Estado”, declarou o prefeito Evandro Magal.

O Comandante do 26º Batalhão da Polícia Militar, Tenente Coronel Wesley Siqueira Borges, salientou a importância do respaldo oferecido pelo Governo de Goiás no sentido de equipar as forças policiais para o enfrentamento à criminalidade.

Além de Caldas Novas, o 26º Batalhão da Polícia Militar também é responsável pelo policiamento em Marzagão, Corumbaíba, Rio Quente, Água Limpa e Piracanjuba. As novas viaturas estarão à disposição dos municípios a partir desta sexta-feira.

A solenidade acontece a partir das 8h da manhã na Avenida Orcalino Santos, em frente à prefeitura de Caldas Novas, com a presença de autoridades municipais, lideranças religiosas, representantes do poder legislativo, e populares.

 

Prefeitura de Caldas Novas inaugura travessia entre setor Itaguaí e Hanashiro

A prefeitura de Caldas Novas também realiza nesta sexta-feira, 3 de outubro, a inauguração da a travessia entre o bairro Itaguaí e Jardim Hanashiro. A obra foi realizada pela Secretaria de Transportes com recursos próprios do município.

O trecho da Avenida A, que ainda não contava com pavimentação, foi totalmente asfaltado pela prefeitura municipal. A via, próximo ao Campo de Futebol do Brejão, no bairro Itaguaí II, é rodeada por dezenas de residências.

De acordo com o prefeito de Caldas Novas, Evandro Magal (PP), a administração municipal tem realizado obras nos quatro cantos da cidade. “Estamos trabalhando muito, e realizando grandes obras em Caldas Novas, mas também não nos esquecemos de executar os serviços que são considerados mais simples, mas podem trazer inúmeros benefícios para a nossa população”, declarou o prefeito Evandro Magal.

O Secretário Municipal de Transportes, Leandro Monteiro, afirmou que a construção de asfalto é uma das maiores prioridades da prefeitura de Caldas Novas. “Na atual administração estamos vendo o maior volume de obras de pavimentação da historia do município. Essas melhorias se tornam realidade graças a um trabalho sério de gestão com os recursos públicos, com economia, para que os benefícios cheguem até a população”, ressaltou.

A solenidade de inauguração acontecerá na sexta-feira, 3 de outubro, a partir das 11h da manhã, na Avenida A, próximo ao Campo de Futebol do Brejão, no bairro Itaguaí II. O evento contará com a presença de autoridades municipais, líderes comunitários, representantes de instituições religiosas e populares.

Serviço: Entrega de 20 novas viaturas para a Polícia Militar

Data: Nesta sexta-feira, 3 de outubro

Horário: A partir das 8h da manhã

Local: Avenida Orcalino Santos, em frente à prefeitura de Caldas Novas

Fonte/ SECOM

Published in Cidade

O Grupo Especial de Repressão a Crimes Patrimoniais (GEPATRI) de Rio Verde, realizou, entre os dias 15 e 26 de setembro, a Operação 157, resultante de um intenso trabalho investigativo com objetivo de apurar vários roubos ocorridos na cidade e imediações. A ação foi coordenada pelo delegado Dannilo Proto e resultou na prisão de oito suspeitos.

Segundo informações do delegado, as investigações tiveram início em maio deste ano, quando um surto de roubos passou a amedrontar comerciantes da região. Num único dia, a polícia chegou a registrar sete roubos a estabelecimentos comerciais, como posto de combustível, farmácias, entre outros. A partir de então, o foco da Polícia Civil passou a ser a identificação dos autores.

Os levantamentos apontaram que os suspeitos gostavam de ostentar os produtos dos roubos em redes sociais. A audácia dos autores eram tamanha que eles chegavam a publicar imagens com a inscrição “157″, desenhada com cédulas roubadas nos estabelecimentos comerciais. Eles ainda comunicavam abertamente sobre si sobre o “sucesso” dos crimes.

No período das investigações, o GEPATRI conseguiu apurar cerca de 20 inquéritos policiais de roubos ocorridos em Rio Verde e região. Foram colhidos em termos vários depoimentos, bem como declarações de vítimas e testemunhas dos fatos, relatando as atuações e violência dos suspeitos. Algumas vítimas reconheceram os criminosos presos por meio de fotografias.

Foram detidos na operação Pedro Alves dos Santos Neto, de 19 anos, considerado violento e perigoso pela polícia e investigado por sete roubos a comércio; Eduardo Tassara Jacob, de 20 anos, investigado por cinco roubos e com, passagens anteriores por tráfico de drogas; Jonathan Araújo Cabral, de 20 anos, investigado por dois roubos a estabelecimentos comerciais, incluindo um posto de combustível; e Lucas Pereira de Oliveira, de 19 anos, suspeito de dois roubos, incluindo um arrastão contra alunas universitárias no centro da cidade.

A Operação 157 prendeu ainda Rafael Avelino de Sousa, de 19 anos, investigado por quatro roubo, incluindo o arrastão; Ericles Ruller Silva, de 18 anos, indivíduo com extensa ficha criminal, incluindo roubo com troca de tiros com a Polícia Civil; Ricardo Bernardo de Lima, de 20 anos, investigado por roubos a dois postos de combustíveis no intervalo de 15 minutos; e Marcus Vinícius de Oliveira, de 20 anos, investigado por dois roubos, incluindo o arrastão contra 20 estudantes no centro da cidade.

Conforme ressalta o delegado Dannilo Proto, as prisões evidenciam o alto grau de reincidência no cometimento de ações criminosas. O resultado da operação aponta uma redução de 87% nos registros de crimes contra o comércio local, segundo registros do mês de setembro.

Texto: Flávia Guerra – Assessoria de Imprensa da Polícia Civil
Fotos: Polícia Civil / GEPATRI / Rio Verde

Published in Estado

A Polícia Civil de Cristalina, representada pelo delegado Cassius Zamo e pelos agentes Wilson César Tiago, Moura, Marcelo e Alfredo, cumpriu, no dia 27 de agosto, mandado de prisão em desfavor de Douglas Alves Ribeiro, de 23 anos, mais conhecido por “Bruninho”, pelo crime de roubo e formação de quadrilha.

O mandado foi expedido em decorrência do crime ocorrido no dia 10 de abril deste ano, na Fazenda Bela Vista, município de Cristalina. Na ocasião, Bruninho e três comparsas roubaram uma pistola .765, um revólver calibre .32, uma espingarda calibre .36 e uma espingarda calibre 12. O suspeito é irmão de Washington de Deus, 24 anos, um dos cabeças de crimes de roubo a ônibus, que foi preso pela operação “Faroeste Caboclo”.

Fonte/ Polícia Civil de Goiás

Publicado por Norton

Published in Estado

O foragido do Presídio de Caldas Novas, Fernando Henrique de Sousa, o "Doguinha", foi preso hoje 01/10,  por volta das 21:00 hs, quando foi abordado por uma equipe da Polícia Militar, após denúncia de que ele estaria traficando entorpecentes em uma rua do Setor Parque Real, em Caldas Novas.

"Doguinha", após avistar a viatura da Polícia Militar, tentou fugir escalando um portão  de uma oficina mecânica, mas não teve sucesso nessa fuga.

Os policiais encontraram em poder de "Doguinha", 15 predras (porções) da substância entorpecente conhecida como "Crack".

 

"Doguinha" é um dos seis presos que fugiram do Presídio de Caldas Novas no dia 07 de setembro .

O foragido foi encaminhado à Delegacia de Polícia de Caldas Novas, onde foi autuado por tráfico de drogas e será encaminhado ao presídio local, onde permanecerá à disposição da Justiça.

Parabenizamos os Policiais Sgt. Silva e Sd. Abreu, pelo bom trabalho.

Published in Policial

Policiais civis do Grupo Especial de Repressão a Narcóticos (GENARC) de Goianésia prenderam, no dia 28 de setembro, Yorrana Sabrina Rodrigues Morais, de 21 anos, por tráfico de drogas. De acordo com as investigações, comandadas pelo delegado Marco Antônio Maia, ela transportava quase dez quilos de maconha em uma mala, quando foi surpreendida por policiais. Parte do entorpecente pertencia ao namorado, que está preso.

Na ocasião, agentes do GENARC averiguavam denúncias de uso de drogas próximo à antiga Chácara do Bambu, conhecido local de realização de festas automotivas. Yorrana, que estava a pé, teria ficado nervosa ao perceber a presença dos policiais e começou a se deslocar de um lado para o outro na avenida. Na tentativa de disfarçar, a suspeita, então, entrou num estabelecimento comercial, onde foi abordada pelos agentes.

Questionada sobre o conteúdo da mala, que parecia estar mais pesada que sua capacidade, Yorrana disse se tratar de roupas que haviam sido compradas em Jaraguá. No entanto, ao ter a mala aberta, ela confessou que se tratava de drogas. Na delegacia, os policiais descobriram que metade da droga seria do namorado, preso no no Centro de Inserção Social de Goianésia.

À Polícia Civil, Yorrana disse que receberia meio quilo da maconha para buscar a droga em Jaraguá. O restante do entorpecente seria repassado a traficantes de Goianésia. De acordo com o delegado Marco Antônio, apesar dos sucessivos flagrantes, muitas pessoas, principalmente mães e esposas, ainda teimam em tentar entrar com drogas no presídio. Segundo o delegado, neste ano, o GENARC de Goianésia bateu o recorde de apreensões de drogas na região.

Texto: Assessoria de Imprensa da Polícia Civil
Foto: Polícia Civil / GENARC / Goianésia

Published in Estado

A Polícia Civil de Bom Jesus,   prendeu na noite desta terça feira, 30/09, Sávio Magalhães Monteiro, de18 anos e Douglas Divino Pires Martins, de19,  pelos crimes de tráfico de drogas e associação para o tráfico, previstos nos artigos 33 e 35 da Lei 11.343/06.

Os dois foram surpreendidos enquanto transportavam 1 kg (um quilograma) de maconha no veículo de propriedade de Douglas.

Sávio já havia sido preso recentemente por crime de furto em um supermercado da cidade de Bom Jesus de Goiás.

Ambos foram recolhidos à carceragem da Cadeia Pública de Bom Jesus, onde permanecerão  à disposição da Justiça.

Fonte/ Foto/ Texto: Perfil Delegacia de Polícia de Bom Jesus/ Facebook, modificado por Girocaldas.

 

Published in Região

O renomado escritor brasileiro Augusto Cury realizou palestra, sobre Escola da Inteligência para público de mais de 2 mil pessoas, no Centro Municipal de Convenções, nesta quarta-feira

A Prefeitura de Caldas Novas, através da Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia promoveu nesta quarta-feira, 1 de outubro, palestra com Augusto Cury, um dos renomados autores de autoajuda no Brasil. O escritor é também criador do "Método Augusto Cury de Ensino", programa educacional adquirido pela prefeitura no início de 2014.

De acordo com a Secretária de Educação, Gabriela Azeredo, os convidados puderam conhecer de perto o psiquiatra que está revolucionando  os métodos de ensino dos últimos tempos.

"O evento contou com a presença em massa dos  professores da rede municipal de ensino. A convite nosso, recebemos também, os profissionais das escolas estaduais, particulares e até de professores das cidades vizinhas", afirmou Gabriela.

Para a secretária "as obras de Augusto Cury são muito conhecidas pelos educadores. Com o Método Augusto Cury de Ensino, programa que a Prefeitura adotou desde o início do ano letivo, os professores estão mais familiarizados com suas ideias", declarou Gabriela.

Durante o evento, o autor destacou a importância de educar pela emoção, pela consciência de respeito e valor ao próximo.

"Sempre tenho dito onde vou e nos meus livros que a saúde emocional deve ser cuidada e protegida. Sugiro que temos que provocar mudanças em nós mesmos, e sempre observarmos como estamos sendo, ou representando a nossa vida ou outro", disse Cury

Para o prefeito de Caldas Novas,  Evando Magal (PP), que estava presente durante a palestra, a vinda de um escritor com o nível de Augusto Cury, é muito  importante para Caldas Novas.

"Estamos trabalhando incansavelmente para ampliar os resultados positivos na educação em nosso município. Estamos além das metas previstas sobre ensino no município de acordo com os dados do governo federal, pois o nosso Ideb, todo ano está crescendo. Trazer um método de ensino de um escritor consagrado para Caldas Novas, é motivo de muito orgulho para nós e para qualidade do ensino público.

Augusto Cury, proferiu a palestra de forma dinâmica com participação dos educadores. Durante o evento o autor recebeu homenagens e foi aplaudido inúmeras vezes. Ao final, distribuiu autógrafos para quem estivesse com uma de em suas obras, e ainda, conversou com os professores atendeu a centenas de pedidos para fotos.

Fonte/ SECOM

Published in Cidade