Destaque

Items filtered by date: Sábado, 22 Março 2014

As escrituras da Vila de Furnas, em Caldas Novas, serão regularizadas até o ano de 2015, de acordo com diretores da empresa estatal. A informação foi repassada durante reunião na Prefeitura de Caldas Novas com o prefeito Evandro Magal (PP), na manhã desta quarta-feira, 19 de março.

Uma comitiva de Furnas está no município para estudar meios legais para repassar as casas para os moradores da vila residencial, as populares casas de madeira, construídas para abrigar os trabalhadores envolvidos na construção da Usina Hidroelétrica de Corumbá.

Durante reunião realizada na prefeitura de Caldas Novas, o Superintendente de Comunicação e Relações Institucionais de Furnas, Pedro Cardoso Franco, disse que a estatal repassará as casas para os moradores. “As pessoas estabelecidas nas residências não correm risco de serem despejadas, queremos resolver essa situação o mais breve possível. Para isso, realizamos uma visita técnica para discutir todas as possibilidades de solução, em parceria a prefeitura e Câmara Municipal”, ressaltou.

De acordo com informações da comitiva de representantes de Furnas, deverá ser realizado um levantamento de dados de todos os atuais moradores da vila residencial, para a concessão de documentos do imóvel. O objetivo é identificar quantas famílias serão beneficiadas.

O prefeito Evandro Magal disse que a regularização das escrituras significa a realização de um sonho para centenas de moradores da Vila de Furnas. “Esse é um grande sonho que está se realizando, graças a um esforço conjunto da prefeitura municipal e do trabalho institucional de representantes sérios, como a deputada federal Magda Mofatto. Isso é resultado de muitas visitas a Ministérios em Brasília, e até na sede de Furnas, no Rio de Janeiro, buscando diálogo para resolver esse problema”, declarou o prefeito Evandro Magal.

Segundo o veterinário José Antônio, que reside na Vila de Furnas, a documentação trará tranquilidade para os moradores. “Nós tínhamos muito medo de sermos despejados, e perder nossas casas. Mas hoje é um dia que podemos comemorar, pois estamos a um passo de termos as nossas escrituras em mãos”, ressaltou.

Na reunião também estava presente o vereador Marim Pires (PSDB), Saulo Inácio (PSDB), Geraldo Pimenta (PSDB), Gilmar Engenheiro (PSB), Wanderson Nunes (PSL), Cláudio Costa (PMDB) e Zélia do Sargento Arlindo (PTC), secretários municipais, e uma comissão de moradores da Vila de Furnas.

Furnas também busca solução para aterro de ilha no Lago Corumbá

A direção de Furnas afirmou durante reunião na manhã desta quarta-feira, que também busca uma solução para o caso do aterro de uma península no Lago Corumbá, popularmente conhecida como “Ilha do Zé Araújo”, antigo proprietário do local.

Existe uma decisão judicial que determina a demolição do aterro que foi construído para dar acesso à ilha. A intenção de Furnas é buscar o diálogo com o Ministério Público, e entidades responsáveis, com objetivo de não prejudicar os moradores que possuem propriedade no local.

O prefeito Evandro Magal disse que a parceria com furnas poderá resultar em grandes benefícios para Caldas Novas. “Nós conversamos com o Ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, o presidente de Furnas, Flávio Decat, e expusemos todas essas situação. Graças a essa mobilização, a comitiva de representantes foi enviada ao nosso município para discutirmos mecanismos legais para resolvermos esses casos”, afirmou o prefeito Evandro Magal.

Furnas realizará estudo ambiental para conter peixes carnívoros no Lago Corumbá

Durante a visita técnica, os representantes de Furnas adiantaram que será realizado um estudo ambiental sobre a proliferação de peixes carnívoros no Lago Corumbá. Já foram registrados casos de ataque a banhistas, e pescadores da região relatam o desaparecimento de espécies nativas de alevinos.

O estudo foi solicitado pelo prefeito Evandro Magal durante reunião com o presidente de Furnas, Flávio Decat, no Rio de Janeiro. “Esse é um caso que precisa ser analisado por especialistas, já que podemos estar acompanhando um grave caso de desequilíbrio ambiental, o que nos deixa apreensivos, já que as belezas naturais, como o Lago Corumbá, são os grandes atrativos da nossa cidade”, destacou o prefeito Evandro Magal.

 

 

Fonte: Secretaria de Comunicação de Caldas Novas (SECOM)

Published in Cidade

Obras da prefeitura municipal foram executadas na Região do Grupinho com recursos próprios. Solenidade foi realizada na manhã desta sexta-feira

 

A prefeitura de Caldas Novas inaugurou nesta sexta-feira, 21 de março, duas pontes na zona rural. O chefe do executivo municipal, vereadores, secretários municipais e produtores rurais, participaram da solenidade realizada na Região do Grupinho.

Foi inaugurada uma ponte sobre o Ribeirão Sumaré, que recebeu o nome do saudoso Wilson Rodrigues de Godoy, um dos pioneiros da Região do Grupinho. E também a revitalização total de uma ponte sobre Córrego Pedrão.

O prefeito Evandro Magal (PP) disse que o objetivo das duas obras é criar meios para a escoação da produção agropecuária. “Inaugurar pontes significa construir um caminho sobre as águas, uma passagem para o progresso. Com essa visão estamos buscando formas de dar suporte ao produtor rural no atendimento de anseios importantes”, destacou o prefeito Evandro Magal.

O Secretário Municipal de Agricultura e Abastecimento, Cláudio Godoy, ressaltou o crescimento da agricultura e pecuária em Caldas Novas. “Nós temos testemunhado uma revolução na produção agrícola do município, e por isso a prefeitura tem criado mecanismos para auxiliar o homem do campo na atividade rural, que gera empregos e movimenta a nossa economia”, afirma.

Também compareceu o ex-vice-prefeito Ulisses Naves, e os vereadores Geraldo Pimenta (PSDB), Marim Pires (PSDB), Gilmar Engenheiro (PSB), Cláudio Costa (PMDB), e Zélia do Sargento Arlindo (PTC). Além de familiares do homenageado, Wilson Rodrigues de Godoy.

Fonte: Secretaria de Comunicação de Caldas Novas (SECOM)

 

Published in Cidade

O Programa Bolsa Família estabelece prazo até 15 de junho para os beneficiários comparecerem as unidades de saúde para realizarem o acompanhamento obrigatório

 

A Prefeitura Municipal, através do Programa Bolsa Família, informa que todas as famílias beneficiárias devem comparecer até o dia 15 de junho de 2014 a uma unidade mais próxima de suas residências com a Caderneta de Saúde e informar os dados ao programa.

 

A coordenadora do programa Bolsa Família na Saúde, Flávia Gonçalves, ressalta que, o acompanhamento do programa tem a responsabilidade de observar o crescimento e desenvolvimento da criança, bem como, atenção às ações de saúde e educação na família.

 

Para o segundo semestre, as famílias devem procurar as unidades de saúde no período entre 15 de agosto a 15 de dezembro desse ano.

 

Informações que serão colhidas das famílias beneficiárias nas unidades de saúde como requisito de acompanhamento do Programa

  • Peso e Estatura da mãe ou responsável pelo cadastro, com exceção esposo ou companheiro;
  • Caderneta de vacinação original da criança com idade de 0 a 6 anos;
  • Cartão de gestante (quando for o caso).

 

Fonte: Secretaria de Comunicação de Caldas Novas (SECOM)

 

Published in Cidade

O prefeito Evandro Magal participou de reuniões em Goiânia para tratar sobre a duplicação de um trecho da GO-139, e também sobre a concessão de 500 Cheques Mais Moradias para o município

Caldas Novas receberá benefícios da Agência Goiana de Habitação (Agehab) e Agência Goiana de Transportes e Obras (Agetop). Na última quarta-feira, 19 de março, o prefeito Evandro Magal (PP) participou de reuniões na sede dos dois órgãos estaduais, em Goiânia, para tratar sobre a duplicação de um trecho da GO-139 e a concessão de Cheques Mais Moradia para o município.

Na Agência Goiana de Transportes e Obras, durante reunião com Diretor de Estudos e Projetos, Antônio Wilson Porto, o chefe do executivo municipal recebeu a informação que será realizada a duplicação do trecho da GO-139, em Caldas Novas, entre o Jardim Belvedere até a saída para Marzagão. As melhorias serão executadas diretamente pelo Governo de Goiás.

A duplicação beneficiará diretamente 10 bairros, tais como, Jardim Belvedere, o Turista II, Nova Canaã, Portal das Águas Quentes I e II, Itapoã, Itanhangá I e II, Jardim Serrano e Hanashiro.

O prefeito Evandro Magal disse que a obra ajudará na mobilidade urbana do município. “Além da valorização que esses 10 bairros terão, vamos criar rotas alternativas para o transporte de cargas, para dar mais fluidez ao nosso trânsito. A obra também oferecerá mais infraestrutura e novas portas de entradas para o turista que visita Caldas Novas”, ressaltou o prefeito Evandro Magal.

O trecho de aproximadamente 6 quilômetros também contará com iluminação, de acordo com a Agetop. A obra será executada concomitantemente com a duplicação da GO-213, que liga Caldas Novas a Morrinhos.

Agehab disponibiliza 500 Cheques Mais Moradia para Caldas Novas

A Agência Goiana de Habitação anunciou a liberação de 500 Cheques Mais Moradia para Caldas Novas. A informação foi repassada ao prefeito Evandro Magal durante reunião em Goiânia nesta quinta-feira, 20 de março.

De acordo com o chefe de gabinete da Agehab, Sérgio Inácio, os cheques que serão disponibilizados tem o valor de 3 mil reais cada. O valor só pode ser gasto na compra de materiais de construção no comércio local.

O prefeito Evandro Magal contou que a Agehab também irá liberar recursos na ordem de 20 mil reais para uma revitalização da Praça da Vila Mutirão. “Esse é um recurso que será utilizado em uma obra que dará mais qualidade de vida para as famílias daquela região. Vamos comprar os materiais e executar um projeto moderno de paisagismo e arquitetura”, destacou o prefeito Evandro Magal.

Fonte: Secretaria de Comunicação de Caldas Novas (SECOM)

 

 

O prefeito Evandro Magal participou de reuniões em Goiânia para tratar sobre a duplicação de um trecho da GO-139, e também sobre a concessão de 500 Cheques Mais Moradias para o município

 

Caldas Novas receberá benefícios da Agência Goiana de Habitação (Agehab) e Agência Goiana de Transportes e Obras (Agetop). Na última quarta-feira, 19 de março, o prefeito Evandro Magal (PP) participou de reuniões na sede dos dois órgãos estaduais, em Goiânia, para tratar sobre a duplicação de um trecho da GO-139 e a concessão de Cheques Mais Moradia para o município.

 

Na Agência Goiana de Transportes e Obras, durante reunião com Diretor de Estudos e Projetos, Antônio Wilson Porto, o chefe do executivo municipal recebeu a informação que será realizada a duplicação do trecho da GO-139, em Caldas Novas, entre o Jardim Belvedere até a saída para Marzagão. As melhorias serão executadas diretamente pelo Governo de Goiás.

 

A duplicação beneficiará diretamente 10 bairros, tais como, Jardim Belvedere, o Turista II, Nova Canaã, Portal das Águas Quentes I e II, Itapoã, Itanhangá I e II, Jardim Serrano e Hanashiro.

 

O prefeito Evandro Magal disse que a obra ajudará na mobilidade urbana do município. “Além da valorização que esses 10 bairros terão, vamos criar rotas alternativas para o transporte de cargas, para dar mais fluidez ao nosso trânsito. A obra também oferecerá mais infraestrutura e novas portas de entradas para o turista que visita Caldas Novas”, ressaltou o prefeito Evandro Magal.

 

O trecho de aproximadamente 6 quilômetros também contará com iluminação, de acordo com a Agetop. A obra será executada concomitantemente com a duplicação da GO-213, que liga Caldas Novas a Morrinhos.

 

Agehab disponibiliza 500 Cheques Mais Moradia para Caldas Novas

 

A Agência Goiana de Habitação anunciou a liberação de 500 Cheques Mais Moradia para Caldas Novas. A informação foi repassada ao prefeito Evandro Magal durante reunião em Goiânia nesta quinta-feira, 20 de março.

 

De acordo com o chefe de gabinete da Agehab, Sérgio Inácio, os cheques que serão disponibilizados tem o valor de 3 mil reais cada. O valor só pode ser gasto na compra de materiais de construção no comércio local.

 

O prefeito Evandro Magal contou que a Agehab também irá liberar recursos na ordem de 20 mil reais para uma revitalização da Praça da Vila Mutirão. “Esse é um recurso que será utilizado em uma obra que dará mais qualidade de vida para as famílias daquela região. Vamos comprar os materiais e executar um projeto moderno de paisagismo e arquitetura”, destacou o prefeito Evandro Magal.

 

Fonte: Secretaria de Comunicação de Caldas Novas (SECOM)

 

Published in Cidade