Destaque

Items filtered by date: Quinta, 08 Maio 2014

 

Hoje 08/05 foi encontrado o corpo de Maria Soares de Andrade, em sua própria residência, no Setor Santa Efigênia. Maria foi morta de forma macabra, com golpes de machado por todo corpo, principalmente nas costas e pescoço. A Polícia desconfia que ela foi assassinada ainda na parte da manhã, mas seu corpo só foi localizado, e a polícia acionada, à tarde. A perícia esteve no local e o laudo pericial estará pronto em alguns dias. O motivo do crime, segundo informações, seria por causa da casa da vítima, da qual, o autor estaria interessado em apossar. 

O autor foi identificado e preso em flagrante, trata-se de Ada Carolino Mendes, de 54 anos, que ainda estava sujo com sangue da vítima, quando foi preso.

Ada está sendo autuado em flagrante, pelo crime de homicídio, e será encaminhado ao presídio local, onde ficará à disposição da justiça. 

Published in Policial

O Grupo Especial de Investigação de Homicídios (GIH) de Valparaíso prendeu, no último dia 7, Francisco Honorato Pereira, acusado de atear fogo na própria companheira, na cidade de Valparaíso de Goiás, região do Entorno do Distrito Federal.

O crime aconteceu na madrugada do dia 11 de abril, na casa de Francisco. Segundo a investigação, o homem despejou um líquido inflamável sobre o corpo da companheira e ateou fogo enquanto ela dormia. O motivo seria uma discussão entre o casal. A vítima, socorrida por vizinhos, encontra-se internada na UTI, em estado gravíssimo.

O acusado foi detido por agentes do GIH em uma operação coordenada pelo Delegado de Polícia Eduardo Gomes Júnior e encaminhado para a Delegacia, onde prestou depoimento. Eduardo declarou que ficou chocado com frieza de Francisco. “Por mais que trabalhemos com a violência, sempre nos surpreendemos. Ele tentou matá-la da forma mais cruel que poderia”, disse.

Rodrigo Mendes de Araújo, Delegado Regional da 5ª DRP, parabenizou o trabalho desenvolvido pela equipe e, ainda, ressaltou a importância de uma intensificação nos trabalhos desenvolvidos.

Texto: Flávia Guerra – Assessoria de Imprensa da Polícia Civil
Foto: Polícia Civil / GIH

Published in Região

Biólogos da Secretaria Estadual de Meio Ambiente vão identificar onde podem ocorrer ataques. Câmara Municipal realizará audiência pública para discutir o assunto 

 

A prefeitura de Caldas Novas e a Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Recursos Hídricos estudam soluções para os ataques a banhistas no Lago Corumbá. Biólogos enviados pela Semarh participaram de reunião com o prefeito Evandro Magal (PP) e autoridades locais do Corpo de Bombeiros, nesta quarta-feira, 7 de maio.

Na reunião estava presente o gerente de fauna e recursos pesqueiros da Secretaria de Estado de Meio Ambiente, o biólogo Diego de Oliveira Tavares, a Secretária Municipal de Meio Ambiente, Celisa Gratão, e o gerente da Usina de Corumbá, Luiz Antônio de Oliveira Caputo, que representava Furnas.

Durante o encontro, os técnicos da Semarh e as autoridades locais definiram a criação de um plano de ações para evitar ataques de peixes carnívoros a banhistas. Os biólogos ficarão em Caldas Novas para um estudo nas áreas do Lago Corumbá que são utilizadas para lazer.

Segundo o biólogo Diego de Oliveira Tavares, a formação de lagos para usina é favorável para os peixes carnívoros, porém não existe comprovação ou indícios de uma superpopulação. O especialista informou ainda que não existe a possibilidade de pessoas terem soltado os peixes no Lago Corumbá, criando um número maior que o natural.

“Muito do que se fala é mito. Mito completo. Foram ataques pontuais que aconteceram em Caldas Novas, e esta época é o período de reprodução dos peixes carnívoros. E nós temos algumas estratégias a curto e longo prazo, que foram estabelecidas nesta reunião para tentar mitigar esses casos, que apesar de isolados preocupam as autoridades municipais, bem como o Governo de Goiás”, destaca biólogo Diego de Oliveira Tavares.

Os especialistas vão realizar estudo detalhado das áreas utilizadas por banhistas no Lago Corumbá. As primeiras propostas para evitar ataques é instalar redes de proteção, sinalização com placas nas áreas de lazer, e se necessário, remoção de aguapés nestes locais, já que a vegetação marginal é utilizada como um ninho pelos peixes carnívoros.  

Todas as medidas serão tomadas pela prefeitura de Caldas Novas, em parceria com a Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Furnas, Câmara Municipal, entidades, e empresários que possuem empreendimentos na região do Lago Corumbá.

O prefeito Evandro Magal ressaltou que a prefeitura municipal, desde o ano de 2013, busca uma solução o caso. “Estamos empenhados em resolver a questão, embora o lago seja administrado por Furnas. Aconteceu um número muito pequeno de ataques, dado a quantidade de banhistas que utilizam o Lago Corumbá, o que demonstra que não existe superpopulação de peixes carnívoros. Já buscamos a parceria de Furnas, e da Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos para tomarmos todas as medidas necessárias”, contou o prefeito de Caldas Novas, Evandro Magal.

Durante a reunião, representantes da prefeitura municipal esclareceram que não existem áreas públicas nas margens do Lago Corumbá, e que este é administrado por Furnas. Todos os banhistas que tem acesso ao local primeiro precisam passar por propriedades particulares ou clubes de lazer.

Também participou do encontro o Vereador Marinho da Câmara (SDD), Gilmar Engenheiro (PSB), Geraldo Pimenta (PSDB), Rodrigo Lima (PTB), e Zélia do Sargento Arlindo (PTC).

Câmara Municipal realizará Audiência Pública para discutir o assunto

A Câmara Municipal, com o apoio da prefeitura de Caldas Novas, e Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, realizará uma audiência pública para discutir medidas viáveis para evitar o ataque a banhistas no Lago Corumbá.

A Audiência com a população, estudiosos, e entidades da área ambiental, foi solicitada à Secretária Estadual do Meio Ambiente, Jacqueline Vieira, pelo prefeito Evandro Magal no último dia 29 de abril, durante reunião em Goiânia.

Segundo o prefeito Evandro Magal, a intenção do evento é discutir de maneira clara com a população quais são as medidas que poderão ser tomadas. “Vamos convocar todas as entidades ambientais, especialistas, professores e estudantes dos cursos de biologia, membros de associações, toda imprensa e a população em geral, para chegarmos a um denominador comum”, ressalta o prefeito Evandro Magal.

A Audiência Pública deverá ser realizada na próxima quinta-feira, 15 de maio, a partir das 9h da manhã, no plenário da Câmara Municipal de Caldas Novas, segundo informações de parlamentares. 

Fonte: Secretaria de Comunicação de Caldas Novas (SECOM)



Published in Cidade

A prefeitura de Caldas Novas firmou convênio com o Instituto de Assistência dos Servidores Públicos do Estado de Goiás para beneficiar todos os colaboradores

 

Os servidores municipais de Caldas Novas já podem fazer a adesão ao plano de saúde do Instituto de Assistência dos Servidores Públicos do Estado de Goiás (IPASGO). A informação foi repassada pela representante do Ipasgo, Wandyara Vitaluga Gonzaga, durante reunião com o prefeito Evandro Magal (PP), na manhã desta quarta-feira, 7 de maio.

No mês de abril, a prefeitura de Caldas Novas celebrou um convênio com o Instituto de Assistência dos Servidores Públicos do Estado de Goiás, para garantir aos servidores municipais acesso ao mesmo plano de saúde do funcionalismo público estadual.

Wandyara Vitaluga Gonzaga, que representou o presidente do Ipasgo, Francisco Taveira, na reunião realizada na manhã desta quarta-feira, afirmou que os servidores municipais já podem requerer à adesão ao plano de saúde. “Basta procurar o guichê do Instituto de Assistência dos Servidores Públicos do Estado de Goiás, na Agência do Vapt Vupt de Caldas Novas, com cópia dos documentos pessoais”, contou.

A adesão ao Ipasgo será realizada exclusivamente na Agência do Vapt-Vupt até o dia 16 de maio. O prédio do Instituto de Assistência, localizado na Rua São José, Setor Oeste, próximo à Celg, passa por uma reforma completa desde o último mês. A entrega da obra deverá no dia 16.

O prefeito Evandro Magal afirmou que o convênio com o Ipasgo é uma forma de garantir valorização aos servidores municipais. “Agora todos os nossos colaboradores, seja efetivo, ou comissionado, tem a mesma assistência e o mesmo plano de saúde que o funcionalismo público estadual possui, com a mesma qualidade de planos particulares, e com uma gama de serviços na área de saúde”, comentou o prefeito Evandro Magal.

O vice-prefeito de Caldas Novas, Marquinho do Privé (PSDB), um dos responsáveis pela assinatura do convênio, disse que os servidores terão acesso a atendimento com médicos, psicólogos, nutricionistas, fisioterapeutas, fonoaudiólogos. "Conversei sobre este tema com o governador Marconi Perillo, que é do meu partido, e ele autorizou o convênio. Nós, junto com a deputada federal Magda Mofatto, com a Câmara de Vereadores, com nosso secretário de Finanças, Oscar Santos, e todos os servidores, tornamos este projeto realidade", disse o vice-prefeito. 

 

O Ipasgo também possui convênio com clínicas, laboratórios e hospitais para atender os usuários de cada cidade. Os colaboradores do Departamento Municipal de Água e Esgoto e da Câmara Municipal também poderão filiar-se ao Instituto de Assistência dos Servidores Públicos do Estado de Goiás.

Cada servidor municipal que aderir ao Ipasgo poderá incluir dependentes, como por exemplo, cônjuge, filhos e netos solteiros. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone de atendimento do Instituto em Caldas Novas, pelo número (64) 3453-7657.

Fonte: Secretaria de Comunicação de Caldas Novas (SECOM)

 

Published in Cidade
 
Na tarde de hoje, 07/04, Policiais Militares da cidade do Rio Quente receberam uma informação de que em uma residência, situada na Rua 15, setor Solar das Águas, estava ocorrendo tráfico de drogas.
 
Ao aproximar da residência os policiais perceberam que um usuário de drogas saia do local e sendo  abordado onde foi encontrado com ele, 01 porção de maconha,que confirmou ter acabado de comprar no local.
Os policiais adentraram à residencia e na busca domiciliar foi localizado várias porções de maconha, um revólver cal. 32 e uma espingarda de pressão adaptada para cal. 22.
 
 
 
O autor, Renato Da Silva Ferreira, de 18 anos, foi preso e conduzido a DP onde foi autuado em flagrante pelo crime de posse ilegal de arma de fogo  e tráfico de drogas.
 
Parabéns à Polícia Militar de Rio Quente :1º SGT MARIO CESAR, 2º SGT SILVA, SD VAZ
 
FONTE: 1º SGT BRUNO 2º CIA ESPECIALIZADA DO 26º BPM
Published in Policial