Destaque

Items filtered by date: Quarta, 06 Maio 2015

A meta é imunizar até 15 mil pessoas no município até dia 22 de maio

A Secretaria Municipal de Saúde de Caldas Novas realiza desde segunda-feira, 04 de maio, em nove unidades de saúde, a campanha de vacina contra Influenza. No próximo sábado, 09 de maio, será o Dia D da campanha, data nacional de mobilização da vacina, que prioriza grupos considerados vulneráveis como idosos e crianças.

De acordo com o Núcleo de Vigilância Epidemiológica do município, embora a campanha tenha como foco o combate à Influenza, a vacina é quadrivalente, ou seja, sua dose é destinada a quatro sorotipos de vírus que derivam da gripe, que também é conhecida como H1N1. A campanha se estende até o dia 22 de maio e poderá ser prorrogada, como afirma Claudia Maria, coordenadora do Departamento.

"Nosso objetivo é vacinar grupos vulneráveis, mas iremos solicitar ao Ministério da Saúde mais vacinas para ampliarmos o número de pessoas imunizadas em nossa região. A exemplo dos funcionários de hotéis,  que têm contato direto com turistas de todas as partes e que poderão ser imunizados, caso recebamos mais doses.", explica Cláudia.

Grupos que devem ser vacinados até 22 de maio

Idosos - acima de 60 anos

Crianças de 06 meses a 5 anos incompletos;

Gestantes em qualquer idade;

Mulheres puérperas - aquelas que estão no período de até 45 dias após o parto;

Trabalhadores da Saúde;

Pessoas com doenças crônicas;

Pessoas com obesidade mórbida;

Transplantados;

Portadores de Trissomias - Síndrome de Down

Locais de vacinação

Centro Médico Municipal (Materno Infantil)

ESF Belvedere

ESF Hollyday

ESF Itagaui III

ESFtaici II

ESFJequitimar

ESFNova Vila

ESFParque Real

ESFSanta Efigênia

Fonte: Secretaria de Comunicação de Caldas Novas (SECOM)

 

Published in Cidade

A região das águas quentes ganhará vinte leitos de Unidades de Terapia Intensiva (UTI) no próximo ano. A afirmativa é do deputado estadual, Marquinho Palmerston (PSDB) e a confirmação oficial acontecerá amanhã às 20hs, após assembléia geral da Diretoria do Hospital Nossa Senhora Aparecida, que irá anunciar a parceria com investidores, representados pelos empresários do ramo de saúde, Dr. Nilson Reis e Dr. Junior Marques.

O espaço físico já está sendo construído e as UTIs serão montadas com equipamentos importados, de última tecnologia e contará com um corpo clínico altamente especializado, multidisciplinar, composto por médicos, enfermeiros, psicólogos, nutricionistas, fisioterapeutas, entre outros profissionais da área. Estarão habilitados também, diversos procedimentos de alta complexidade, como por exemplo, neurocirurgias, cirurgia cardíacas e ortopédicas.

Segundo o parlamentar, as Unidades buscarão atendimento humanizado, que pressupõe a oferta de cuidados às necessidades dos pacientes e, sobretudo, a solução da dificuldade na transferência de pacientes de risco para outros municípios. "São ações que visam à melhoria significativa na qualidade do serviço de Saúde em Caldas Novas e em toda região. A criação dos leitos de terapia intensiva é fundamental para um município, e tem como prerrogativa, atender às expectativas da comunidade", avaliou Marquinho.

Para o deputado, o trabalho responsável e comprometido do prefeito de Caldas Novas, Evandro Magal [PR], da deputada federal, Magda Mofatto [PR], do Secretário Municipal de Saúde, Luciano Filho, têm assegurado melhorias na rede de saúde pública, beneficiando assim, toda população. "Em aproximadamente um ano, teremos vinte leitos de UTI em Caldas Novas, credenciados, inclusive, pelo Ministério da Saúde. O prefeito está empenhado e caberá à Prefeitura realizar o credenciamento junto ao Sistema Único de Saúde (SUS)", finalizou.

Fonte: Teresa Cristina (Teka) / Assessoria Deputado Marquinho Palmerston

Fotografia: Dr. Nilson Reis, Dr. Junior Marques e Deputado Marquinho Palmerston

Créditos de fotografia: Assembleia Legislativa do Estado de Goiás

 

Published in Cidade