Destaque

Items filtered by date: Quarta, 16 Julho 2014

Programação será realizada pelo CREAS na primeira semana de agosto. O objetivo é reduzir os casos de agressão física e psíquica contra pessoas do sexo feminino

 

A prefeitura de Caldas Novas, por meio do Centro de Referência Especializado de Assistência Social, realizará a campanha "Compromisso e Atitude pela Lei Maria da Penha - A lei é mais forte". As atividades serão executadas em parceria com o Poder Judiciário e o Ministério Público, a partir do dia 7 de agosto.

De acordo com dados do CREAS, o número de atos de violência contra a mulher em Caldas Novas é preocupante. De janeiro a maio deste ano já foram registrados em torno de 600 casos de medidas de proteção à mulher. Leandro Araújo, diretor da instituição, ressaltou que essa quantia simboliza apenas as pessoas que denunciaram situações de agressão.

"Esse número é alto em relação à média brasileira, levando em conta período e número de habitantes. Por isso, estamos organizando uma campanha que inclui ações de comunicação voltadas a diferentes públicos e grupos sociais aqui em Caldas Novas", afirma Leandro Araújo.

A direção do CREAS informou que haverá uma mobilização na semana da campanha com apoio da imprensa local e dos órgãos públicos da cidade. "Estamos tentando também trazer a equipe do programa "Siga bem caminhoneiro" da emissora SBT. Esse programa abraçou a campanha de combate à violência contra a mulher, com o quadro "Siga bem mulher". Se a equipe do programa confirmar presença, teremos um apoio extra para divulgarmos melhor a campanha", salientou o diretor Leandro Araújo.

Lei Maria da Penha - "A Lei é mais forte"

Lei Maria da Penha é considerada a legislação mais conhecida no país, porém, ainda é necessário que os casos não conhecidos pelas autoridades, sejam denunciados. Para isso, o CREAS irá criar maneiras de conscientizar as mulheres sobre a importância de quebrar o silêncio.

 "Violência física, moral, psicológica, figuram como crimes que a sociedade negativamente naturalizou. Muitas mulheres não procuram proteção e não denunciam, achando que seu problema não será resolvido, ou porque em muitos casos, dependem financeiramente do agressor. Mas todas as mulheres que sofrem com atos violentos devem procurar ajuda especializada, basta discar 180", afirma Leandro.

Fonte: Secretaria de Comunicação de Caldas Novas (SECOM)

 

Published in Cidade

Prédio que é construído pela prefeitura de Caldas Novas, já começou a receber pintura e outros serviços de acabamento

 

A construção da nova Unidade Básica de Saúde do bairro Itanhangá II deverá ser concluída nos próximos dias. O prédio, que é construído com recursos do Governo Federal e contrapartida da prefeitura de Caldas Novas, já recebe pintura e outros serviços de acabamento.

O orçamento para a construção do centro de saúde é de aproximadamente 200 mil reais, de acordo com informações da Secretaria Municipal de Saúde. A obra havia sido lançada na gestão anterior, mas depois foi paralisada pela falta do pagamento da contrapartida municipal.

A atual administração retomou a obra, e realizou o pagamento da contrapartida. Segundo o prefeito Evandro Magal (PP), a nova unidade deverá atender os moradores do bairro Itanhangá II e adjacências. “Estamos construindo um centro básico de saúde de excelência, que atenderá com a máxima qualidade a nossa população. A intenção da administração municipal é proporcionar cada vez mais eficiência no atendimento médico para os moradores de Caldas Novas”, ressaltou o prefeito Evandro Magal.

O Secretário Municipal de Saúde, Luciano Filho, disse que a obra tem recebido o acompanhamento constante da administração municipal. “Essa obra foi retomada durante a gestão do ex-secretário Mauro Henrique Palmerston, e nós estamos dando seguimento ao trabalho, vistoriando todo o serviço, para que essa seja uma unidade de saúde que atenda aos anseios da nossa população”, afirmou.

A Unidade Básica de Saúde é construída na Avenida E, Quadra 15, Lote 15-A, Itanhangá II, ao lado do antigo Posto de Saúde. Mais informações podem ser obtidas na Secretaria Municipal de Saúde, por meio do telefone (64) 3455-0100.

 

Fonte: Secretaria de Comunicação de Caldas Novas (SECOM)

Published in Cidade

A competição contará com a participação de equipes representantes de vários segmentos sociais e empresariais do município

A prefeitura de Caldas Novas realizará no dia 2 de agosto a abertura do Campeonato Municipal da Série B de Futebol Amador. A competição, que é organizada pela Secretaria de Esporte e Lazer, só permite a participação de atletas que moram no município.

De acordo com o Secretário Municipal de Esporte e Lazer, Gerferson Aragão, o campeonato é uma oportunidade para revelar novos talentos. “Essa é a chance para que os jovens atletas possam brilhar numa competição que é tradicionalmente uma das mais democráticas, por receber representantes de diversas empresas e instituições públicas da nossa cidade”, ressaltou.

O Campeonato Municipal conta com 32 equipes que foram distribuídas em 8 grupos. É o mesmo modelo de tabela da Copa do Mundo. Na primeira fase, classificam-se duas equipes de cada grupo, e a partir das oitavas de final, os jogos ocorrem no sistema “mata-mata”, onde quem perde é desclassificado da competição.

De acordo com o departamento técnico de Futebol da Secretaria de Esporte e Lazer, os jogos serão realizados nos campos que a prefeitura mantém nas áreas públicas da cidade. Todos os locais possuem estrutura adequada, e os gramados estão sendo preparados para a competição desde o último mês. Será utilizado campo de futebol do Santa Efigênia, do Brejão, do Setor Itaguaí, da Juquerlândia, do setor Itaicí 2, e o do Povoado Nossa Senhora de Fátima, popularmente conhecido como Grupinho.

De acordo com Allisson do Reis, membro do departamento técnico de futebol da Secretaria de Esporte e Lazer, jogos acontecerão nos campos dos setores e povoados porque a equipe do Caldas Atlético Clube, time de futebol profissional do município, vai disputar o Campeonato Goiano da segunda divisão. Portanto, o Estádio Serra de Caldas será utilizado para treinamento da equipe e disputas em nível estadual.

Equipes e grupos do Campeonato Municipal de Futebol Amador - Série B

Grupo A

Jardim Privé

São José

Tigres

Juventude

Grupo B

Ipiranga

Meninos da Vila

Gladiadores

Universitário

Grupo C

Satélite

Ousadia

Praça

Três Estrelas

Grupo D

Trip Surf

Fanáticos

Dr

Tangará

Grupo E

Liga Chopp Nova Casa

Juventus

Portal

Nutri Caldas

Grupo F

Casa da Máquinas

O Despertar

Boleiros

DEMAE

Grupo G

Polícia Militar

Moto Táxi dos Amigos

Levi Marcelo Gesso

Restaurante Cantinho de Caldas

Grupo H

Povoado N. Sra. de Fátima

Grêmio Recreativo

Marin Supermercado e Autoescola  Habilitar

Walter Park

 

 

Fonte: Secretaria de Comunicação de Caldas Novas (SECOM)

Published in Cidade

Policiais Civis do GENARC de Itumbiara, coordenados pelo Delegado Rilmo Braga, prenderam na tarde de ontem 15/07, os traficantes Lucas Antônio dos Santos, de 29 anos e Eduardo Matias Elias de Andrade, de 28 anos, suspeitos de serem os principais traficantes dos bairros Monte Verde e Setor Cristo, em Morrinhos.

A operação foi iniciada com monitoramentos de inteligência tendo os policiais identificado que Eduardo era o responsável pela guarda e depósito da droga em sua casa, enquanto Lucas realizava a compra e distribuição de drogas em bocas de fumos dos referidos bairros.

Durante a operação foram realizadas buscas domiciliares que culminaram com a apreensão de 13 porções de pasta base de cocaína, droga utilizada para o refino de crack e cocaína. Os traficantes confessaram os crimes e foram conduzidos para a sede do GENARC.

Merece destaque que o traficante Lucas já ostenta antecedentes criminais por tráfico de drogas, tendo sido preso em outra operação do GENARC em 2006.

Os suspeitos foram autuados pelos crimes de tráfico de drogas e associação para o tráfico, cuja pena máxima chega a 25 anos de reclusão e foram encaminhados para o presídio de Morrinhos, onde permanecerão à disposição do poder judiciário.

Fonte: Genarc Itumbiara

Published in Região

Alessandro Belo Rosa, de 35 anos, suspeito de matar a companheira Tatiane Alves de Souza, em Caldas Novas, cuja ossada foi encontrada no dia 14 de julho, foi preso no dia 15 de julho, em Barra do Mendes, no interior da Bahia.

A prisão aconteceu depois que a Polícia Civil goiana entrou em contato com a polícia baiana, após informações de que os filhos de Alessandro e a ex-esposa residiam no município. Por fax, a Polícia Civil de Caldas Novas, encaminhou o mandado de prisão preventiva do suspeito.

Em seguida, a Polícia Civil de Barra do Mendes realizou diligências a fim de encontrar Alessandro, que foi preso e encaminhado à unidade prisional local. Do encontro da suposta ossada de Tatiane até a prisão do suspeito, passaram-se menos de 24 horas.

Segundo a titular da Delegacia Especializada no Atendimento à Mulher (DEAM) de Caldas Novas, delegada Sabrina Leles de Lima Miranda, o assassinato de Tatiane chocou a cidade, sobretudo pela crueldade da execução – golpes de foice – e ocultação do cadáver. Alessandro será reconduzido ao município goiano, onde deve responder pelos crimes.

Texto: Flávia Guerra – Assessoria de Imprensa da Polícia Civil
Foto: Polícia Civil / Barra do Mendes-BA

Published in Policial

Famílias que ocuparam área verde no Jardim Serrano há cerca de 20 anos poderão ter direito a 420 metros quadrados de terreno. Prefeitura deverá criar outra APP

 

A prefeitura de Caldas Novas e o Ministério Público celebraram um acordo que beneficiará pessoas que vivem em uma área verde no Jardim Serrano, que foi invadida há cerca de 20 anos. O executivo municipal se propôs a criar uma nova área de preservação permanente, para impedir que 12 famílias fossem despejadas.

O prefeito Evandro Magal (PP) e o Promotor de Justiça Pedro Eugênio Beltrame Benatti, se reuniram na última sexta-feira, 11 de julho, com representantes das famílias para  firmar um acordo. O encontro foi realizado na sala de audiências do Fórum de Caldas Novas.

Cada família poderá ter direito a 420 metros quadrados, de acordo com informações do Ministério Público. Quem tiver construído em área com extensão superior, deverá abrir mão do excedente.

Para que o dar efeito ao acordo, a prefeitura municipal enviará um projeto de lei para a Câmara Municipal, propondo a permuta de áreas, ou seja, transformar um terreno institucional, localizado no setor Mansões das Águas Quentes, em área de preservação permanente.

O objetivo do projeto é desafetação da área verde do Jardim Serrano, para que as famílias possam ter a propriedade dos terrenos, para ser utilizado exclusivamente como moradia. Em contrapartida, a prefeitura criará uma nova área de preservação permanente, mas em outro setor.

De acordo com o prefeito Evandro Magal (PP), as áreas excedentes a 420 metros quadrados deverão ser devolvidas para a prefeitura. “Os lotes que não forem utilizados, posteriormente poderão ser úteis em programas habitacionais. A intenção é que cada família tenha condições para morar com dignidade, sem ter que voltar para o aluguel. Por isso, agradecemos à sensibilidade do Ministério Público, pois já havia até uma decisão judicial ordenando que as famílias deixassem o terreno”, contou o prefeito Evandro Magal.

O chefe do executivo municipal também informou que a prefeitura não irá tolerar invasões. “Esse foi um caso que aconteceu há mais de 20 anos, e a situação dessas famílias precisava ser regularizada. Mas não vamos, em hipótese alguma, aceitar que terrenos sejam ocupados”, ressaltou o prefeito Evandro Magal.

Também participou da reunião o vereador Gilmar Engenheiro (PSB), Geraldo Pimenta (PSDB), Cláudio Costa (PMDB), Rodrigo Lima (PTB), Otaviano da Cruz (PP), Zélia do Sargento Arlindo (PTC), e o Procurador-Geral do Município, o advogado Rafael Langhoff.

Fonte: Secretaria de Comunicação de Caldas Novas (SECOM)

 

Published in Cidade

Ontem 15/07,por volta de 17:1600, as equipes do GPT  e SERVIÇO DE INTELIGÊNCIA, realizavam patrulhamento pelo setor jardim dos Turistas quando se depararam com um indivíduo em atitude suspeita, sendo feita uma abordagem policial e revista, verificaram os antecedentes criminais do suspeito e foi constatado que havia em seu desfavor um mandado de prisão em aberto pelo crime de roubo. Durante a abordagem os policiais receberam uma denúncia de que na residência do autor havia bastante droga.

De imediato os policiais deslocaram a residência do autor no setor Itaici I, onde realizaram uma busca domiciliar e foi localizado dentro de sua geladeira, em meio a pés de alface, várias porções de maconha. Também foi localizado anotações da venda de drogas e material usado para embalar as drogas.

O autor Ricardo Inocêncio Da Silva, de 23 anos , foi preso em flagrante e conduzido à  Delegacia de Polícia, onde foi cumprido o mandado de prisão e também lavrado o auto de prisão em flagrante pelo crime de tráfico de drogas.


POLICIAIS QUE PARTICIPARAM DA OCORRÊNCIA: 3º SGT VILMAR, 3º SGT MAURILIO, SD SANTOS, SD ISMAEL, SD W. SANTOS
FONTE: 1º SGT BRUNO 2º CIA ESPECIALIZADA 26º BPM  

Published in Policial